Passo a passo para escrever sua redação:
1. Todo assinante da plataforma terá acesso gratuito à nossa rede social de redação
2. Acesse o menu "Meus exercícios" e a aba "Redações"
3. Escolha um dos temas de redação, leia a proposta e escreva uma redação à mão em uma folha de tamanho semelhante ao do ENEM
4. Separe sua redação em tese (introdução), desenvolvimento e conclusão. Digite cada uma dessas partes no sistema do dudow. Clique em enviar
Agora vem a melhor parte.
Depois de escrever uma redação, vai aparecer na sua tela um botão escrito, corrigir redações. Todas as redações escritas pelos estudantes vão entrar em uma lista para ser corrigida por outros estudantes, como você. O dudow tem um sistema de correção que apresenta os critérios de correção utilizados pelo ENEM e você julga qual deles representa melhor a redação que está sendo corrigida.
Várias pessoas vão corrigir a mesma redação e no final o dudow faz uma média das correções e apresenta para o dono da redação.
Dessa maneira você escreve e corrige redações no dudow.
Quando você escreve, você pratica aquilo que precisa melhorar.
Quando você corrige, você aprende a analisar o que precisa melhorar na redação das outras pessoas.
Quanto mais redações você corrigir, mais pessoas corrigirão as suas redações. Quanto mais gente corrigir sua redação, mais opiniões e orientações você vai receber. Para obter o melhor do sistema de redação, escreva uma redação e corrija várias redações para receber o máximo de correções na redação que você escreveu. Pegue tudo o que você aprendeu corrigindo a redação dos outros, mais as observações e comentários feitos na sua redação e escreva mais uma redação. Faça esse ciclo diversas vezes e veja como sua escrita vai melhorar incrivelmente.
Todos os temas disponíveis para escrita, são temas de anos anteriores do ENEM. Pode surgir a pergunta:
"Mas usar temas inéditos não seria melhor?"
As pessoas que alcançam nota 1000 no ENEM, conheciam o tema antes? Não.
Se o tema fosse outro, elas tirariam 1000 ou algo próximo de 1000? Sim.
Conclusão: O que garante que essa pessoa tire 1000 não é conhecer o tema. Ela tira 1000 porque tem as competências desenvolvidas. A melhor maneira de desenvolver competências é enfrentando problemas capazes de expor suas dificuldades. Os temas anteriores do ENEM são os melhores "problemas" para você desenvolver suas competências, porque as propostas seguem uma mesma estrutura, independentemente do tema. Temas inéditos tentariam simular a estrutura, mas nada garante que teriam sucesso nisso. O mais seguro é ir direto na fonte e usar os temas que já foram utilizados. Eles nos dão o cenário mais real possível.
A plataforma funcionou em período de testes e os resultados foram categóricos, todos estavam mais preparados para enfrentar qualquer proposta de redação porque estavam mais competentes.
1 e 2. Acesso à tela de redação
3. Escolha o tema para escrever
4. Depois que a sua redação for corrigida por outras pessoas, clique em "visualizar" para ver as competências
5. Corrija o máximo de redações para ter o máximo de correções nas suas redações também.
Escreva seu texto no papel (importante para treinar o tamanho do texto e a letra legível) depois digite nessa tela, separando a tese, desenvolvimento e conclusão.
Nunca faça uma correção sem ler o tema. Depois de ler vários temas, você vai começar a entender muito melhor como o ENEM deseja avaliar a sua capacidade de escrever. Imagine que você não gostaria que alguém corrigisse sua redação sem ler o tema.
No final da tela você encontra o campo "observações" aqui você pode escrever um comentário que será lido pela pessoa que escreveu a redação. Procure destacar pontos que ela pode melhorar. Evite opinião pessoal, faça observações embasadas no manual de redação do ENEM, que você pode encontrar aqui.